-
Arquitetos: Atelier RZLBD
- Área: 1600 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Robert e John são viajantes. Eles colecionam esculturas de artistas locais e levam para casa. Eles têm um olho afiado para o modernismo e design minimalista e não se contentam com o ordinário. Amam cozinhar e evitam o desnecessário. Na construção da sua casa, a equipe do rzlbd respeitou a sua curiosidade pelo estilo.
Um totem é uma escultura dentro de outra escultura. O totem da Casa Totem é uma galeria vertical que exibe as lembranças de todo o mundo de Robert e John. Cada peça foi cuidadosamente medida e colocada em um nicho designado dentro da torre. Uma escada de madeira aberta ligando os três andares da casa circula suavemente ao redor do totem permitindo que se possa observar as obras de arte a partir de muitos ângulos diferentes. Durante o dia, a clarabóia acima da escadaria naturalmente ilumina o totem, e à noite as luzes LED instaladas no interior dos nichos ilumina cada peça. O totem, naturalmente, torna-se o ponto focal da casa, por ser visível de todos os cantos e em todos os níveis.
A evolução do projeto foi uma obsessão geométrica simples, com quadrados e grades. Começando com dez quadrados 10x10 cuidadosamente montados no terreno linear, os módulos lógicos foram então dedicados aos espaços essenciais da casa. Os quadrados não só definem os espaços interiores, mas também formulam os limites do pátio do quintal, a paisagem, a área de estacionamento e a entrada coberta para a casa. O totem fica no quadrado central dividindo a sala de estar e jantar da cozinha no térreo e dois dormitórios no segundo andar.
A cozinha de Robert e John não poderia ser uma cozinha tipicamente urbana, porque eles não têm hábitos de culinária típicos. São apaixonados por sabores, são minimalistas e chiques. Um cooktop sem coifa em cima era o que eles queriam para cozinhar seus alimentos. Exceto os eletro-domésticos, tudo está escondido atrás das portas de armários brancas que cobrem a parede do chão ao teto.
No segundo andar o dormitório principal é mais um manifesto do seu estilo, com o banheiro e dormitório totalmente fundidos e iluminados com luz natural, o desafio foi definir as zonas úmidas sem ter problemas com drywalls. Tijolos de mármore separam o chuveiro e a banheira do resto do piso de madeira. A banheira independente instalada no canto do dormitório tem uma vista tranquila para o pátio.
O exterior da casa um bloco monolítico de carvão. Dois pequenos blocos na fachada norte e sul dessa massa foram extraídas e misturados com madeira. O pequeno canto de madeira cria uma ilusão interessante quando se imagina que a madeira seja o material do núcleo do bloco, como uma maçã mordida expondo a cor da fruta. O contraste harmonioso do tijolo de carvão vegetal e da madeira com os vizinhos imediatos está ligada ao ambiente com um design simples para a paisagem permitindo que os vizinhos enquadrem perfeitamente a casa.